
Com a popularidade e baixa de custos da impressão 3d, muito usada na construção de protótipos, o corte a laser ou em routers com fresa, a automação Informática com o uso dos controladores Arduíno, um vasto horizonte se abre para os adeptos da construção de câmeras fotográficas de forma artesanal.
Na construção temos a impressão 3d como processo aditivo, a peça é construída pela adição de material, geralmente plástico, através de um filamento fundido.
Nos processos subtrativos a formação da peça se dá pela retirada de material de um bloco ou chapa da matéria prima.
Já o Arduíno, um mini computador de arquitetura aberta, é usado para controlar tempos, construção de fotômetros e outros dispositivos de automação.
Para imprimir um objeto é necessário um projeto do mesmo em um programa de desenho vetorial de 3 dimensões, Autocad, Sketchup, ou versões gratuitas similares. A aprendizagem exige investimento de algum estudo. Os projetos podem ser feitos também através do aperfeiçoamento de imagens digitais captadas por scaneamento 3d.
Existe algumas plataformas que hospedam modelos já desenvolvidos, muitos em licença aberta que pode ser alterada, em alguns casos encontramos na plataforma linkadas as diversas versões criadas sobre um modelo.
Ao querer usar um modelo para mandar imprimir é muito importante ler cuidadosamente as informações e tentar entender as características do projeto.
Existem bons projetos, projetos pobres, projetos pouco funcionais. Isto até na indústria, boas câmeras, ca eras menos funcionais, verdadeiros fracassos de projetos que chegam ao mercado e depois são descontinuados…
Alguns exemplos:
https://www.thingiverse.com/thing:143882
https://www.thingiverse.com/thing:2371456
https://www.thingiverse.com/thing:6465607
https://www.thingiverse.com/thing:6347771
https://www.printables.com/model/1022745-4×5-graflok-compatible-groundglass-holder/
https://www.printables.com/search/models?ctx=models&q=camera+4×5
Além de encontrar alguém que preste trabalhos de impressão é importante observar o material mais adequado a ser usado, o tipo de filamento recomendado, existem materiais mais rígidos, mais flexíveis, conforme o que vai ser produzido.