Ellen Carey

Nascida em Nova Iorque, é fotógrafa, artista visual, pesquisador a e professora, trabalha fotografia com e sem câmera, fotografia de laboratório, fotograma, quimigrama.

Carey já trabalhou com uma variedade de câmeras e formatos: Polaroid SX-70 e filme Polaroid PN; preto e branco e colorido; 35mm, médio e grande formato, Polaroid 50x60cm. Suas imagens experimentais abrangem uma gama de gêneros e temas; são únicas. Guiada por conceitos relacionados à luz, aos índices da fotografia e às propriedades específicas do meio – silhueta, sombra, negativo – em cores, Carey frequentemente utiliza o sistema RGB-CMY, a teoria das cores fotográficas, como ponto de partida para a paleta, adicionando contexto e conteúdo, citando a história da fotografia colorida, especialmente o trabalho de Anna Atkins, a primeira mulher fotógrafa, a primeira a fotografar em cores (afirmação dela).

No início de sua carreira artistica trabalhou muito com auto retratos interferidos; trabalhou muito com Polaroid 50x60cm no 20×24 Studio.

Ellen Carey Photography