do ingles, furo de agulha; câmera pinhole, fotografia stenopeica, fotografia na lata.
Prática que envolve a construção e uso de câmeras simples para obtenção de fotografias usando o principio d câmera obscura. Muito usada em educação. ensino de arte e fotografia, e por alguns artistas.
A câmera pode ser extremamente simples, mas pode também ser muito sofisticada em sua construção, tamanho da imagem, qualidade das imagens.
Das mais simples temos o punho enquanto câmera o orifício feito com o polegar dobrado e a mão segurando um pedaço de filme.


a imagem resultante, no trabalho do artista italiano Paolo Gioli
Até câmeras gigantes e sofisticadas como do artista chines Shi Gorui


o conjunto de diversos diafragmas de latão

a foto única, em papel negativo de grande dimensão
Hoje em dia com o alto custo do papel fotográfico, temos a alternativa de trabalhar com filme de raio-x.
Este, comparado ao papel fotográfico tem sensibilidade muito maior, mas é muito sensivel a arranhões, quando molhado. A sensibilidade maior é boa para o tempo de exposição, mas dificulta a adaptação do laboratório e o uso de lanterna de segurança, vela muito fácil, ver filme de raio-x
PAPEL FOTOGRÁFICO – em torno de ISO 8
FILME DE RAIO X – aproximadamente ISO 200
Para se trabalhar o oficinas o ideal é padronizar as latas, costumo aceitar apenas de leite em pó e similares de 350 a 400g, pode ser de metal ou papelão, tampa metálica ou de plástico, diâmetro aproximado de 10cm, altura de 12 a 14cm,

Assim fica mais fácil o corte do filme, o tamnho deo furo, o tempo de exposição. Numa oficina com vário participantes não dá para misturar latas maiores ou menores, atrapalha o fluxo.
As latas são pintadas por dentro, o bom é dar diversos jatos curtos, usando pouca tinta, dar mais de uma demão bem leve, usando muita tinta ela empoça no fundo e demora para secar…
Quando as tampas são plásticas pintamos com spray preto fosco por dentro e por fora.


Depois (nas tampas plásticas) cortamos dois circulos de EVA 1mm, decalcando com a lata sobre a mesa para decalcar. Um círculo deve ser preso à tampa com pedaços de fita dobrada. O outro fica solto para ser encaixado, evitando assim com segurança a entrada de luz.

Fazemos um furo com um prego gande num ponto médio da lata, sem se preocuipar com o amassado, que deve ser batido para fora com um alicate ou martelo pequeno. Depois este furio deve ser alargado, pode ser com um alicate de bico uma telsoura grande. Deve ser alargado de forma que não vinhete a imagem final, e batido por dentro para rebaixar as rebarbas.
O furo deve ser feito em um pedaço de alunínio de lata de refrigerante, conforme o explicado nesta página
o alujmínio com o furo é preso na lata com fita isolante, que também é usada para fazer o obturador.


Com latas deste tamanho fica prático usar filme de raio x 13x18cm cortado ao meio (9x13cm) ou 18x24cm cortado em 4 pedaços de 9x12cm