Rauschemberg e a Cianotipia

apresentado à técnica por Simone Weil em 1949, no início dos da década de 950 produziu alguns trabalhos em grande formato. parece ter gostado do azul, que é rebatido em alguns trabalhos posteriores em serigrafia, e lito offset.

A história é mais ou menos assim: em 1951, como Weil me contou, Rauschenberg – então com 25 anos – visitou os escritórios da revista Life para despertar interesse no trabalho do casal. O fotógrafo Wallace Kirkland foi enviado ao seu minúsculo apartamento de um cômodo no Upper West Side (eles dividiam cozinha e banheiro com um vizinho) para documentar o processo. Os frutos dessa reportagem, junto com um breve texto não assinado, apareceram na edição de 9 de abril da revista; várias fotos em preto e branco de Weil e Rauschenberg trabalhando foram reproduzidas junto com algumas das imagens do projeto resultantes em uma página de três páginas. Segundo Weil, depois que Kirkland saiu do apartamento, ela e Rauschenberg jantaram cereais porque era tudo o que podiam pagar.
….” (Artforum, fotos: Wallace Kirkland) trad google translator

trabalhos posteriores usando a cor azul em outras técnicas:

https://www.rauschenbergfoundation.org

https://www.artforum.com/features/lost-and-found-susan-weil-and-robert-rauschenbergs-blueprints-227602/

https://www.moma.org/artists/4823

https://www.christies.com/en/lot/lot-6301065

https://www.rauschenbergfoundation.org/sites/default/files/2021-10/Bishop_BlankSpace.pdf

sobre cianotipia: