a imagem não solicitada !

fotógrafos de aplicativo registram a corrida matinal na orla do Guaíba em Porto Alegre

tem diversos termos que podem ser associados,  não gosto de nenhum, à produção de fotografias anônimas não solicitadas. popular, vernacular, picaretagem (o termo picareta não possuía um caráter negativo, referia a uma forma de ganhar dinheiro…) uberização da fotografia,  ou dos fotógrafos,  fotógrafo ou fotografia de aplicativo.

no início da Internet das imagens as fotografias de festa, bailes, Carnaval,  foram as primeiras, hoje de maneira forte temos a fotografia de esporte, ou da prática esportiva, aliada da glamourização e culto do corpo.

Num passado mais distante haviam os fotógrafos de rua, em Porto Alegre na Rua da Praia os fotógrafos de estabelecimentos próximos flagravam os passantes, que depois recebiam um papel com o endereço do estabelecimento onde poderiam adquirir seus flagrantes.

captura de tela, Internet, 
lembrança de escola em Juiz de Fora

Prática semelhante acontecia em localidades turísticas, festas religiosas, na praia, em escolas com as fotos ou monóculos de lembranças escolares

Olympus Pen e monóculos

este assunto sai um pouquinho da temática do site, não resisti… embora fotografia de monóculos possam ser feias hoje com revelação p&b reversível….

uma das plataformas de vendas de fotografia

https://www.focoradical.com.br/